Os rins, em número de dois, localizam-se na cavidade abdominal posterior, especificamente no retroperitoneo.

Tem como função principal limpar o organismo de impurezas e manter o equilíbrio homeostático do mesmo. As principais doenças que o acometem são: infecções, cálculos (pedras) e tumores.

Todas as patologias são mais facilmente tratadas quando em estágio iniciais.

Cólica Nefrética l Dúvidas e Complicações

A cólica nefrética é na maior parte das vezes ocasionada pela obstrução da passagem da urina em alguma região do trato urinário superior, na grande maioria as vezes por um cálculo urinário (pedra no rim ou ureter). Geralmente, expelir uma pequena pedra que se origina no rim, vem acompanhado de muita dor. A gravidade do quadro se relaciona com o fato de o paciente apresentar concomitantemente infecção urinária ou alguma outra doença. A avaliação de um médico urologista ajudará na resolução do quadro, seja só com remédios ou às vezes com cirurgia.

Nefrolitotomia Percutânea ou Nefrolitotripsia Percutânea (NLP)

Procedimento que consiste em se fazer um trajeto entre a pele e o sistema coletor renal, onde as pedras se alojam para retirar cálculos (pedras) dos rins. Geralmente indicado para retirar pedras grandes ou tratar outras patologias concomitantemente como estenose de JUP , diverticulites caliciais, etc. A NLP substituiu grandes cirurgias renais , com grandes cortes, com elevada morbidade, porém , embora seja um procedimento minimamente invasivo, não está livre de complicações. Neste vídeo você poderá entender um pouco melhor e ver mais detalhes.