• Sertãozinho: 16 3942 7113 / Ribeirão Preto: 16 3963 6500
  • Seg - Sex.: 07h às 19h
14/12/2020
Imagem: Yakov_Oskanov, de envatoelements Imagem: Yakov_Oskanov, de envatoelements

Um forte dor na região lombar pode significar as temidas pedras nos rins. Entre os fatores que podem causar o problema está a o fator genético. Ou seja, quem tem histórico familiar pode ter maior probabilidade de desenvolver cálculo renal. Alguns diuréticos e antiácidos aumentam as chances do aparecimento das pedras, principalmente os que possuem cálcio.

Sintomas
Em alguns casos, os cálculos são eliminados através da urina, sem a pessoa perceber. Entretanto, o problema pode se manifestar de outra forma. Tudo começa, inicialmente, com uma dor insuportável. As pedras aparecem porque a urina fica impedida de seguir seu fluxo natural.

Quem sofre com o mal geralmente acaba tendo problemas como vômitos e enjoos. Também podem surgir sangue e febre – que denota um problema maior. Em todos os casos, é muito importante procurar a ajuda médica.

Prevenção
Para se prevenir contra as pedras nos rins é muito importante consumir uma boa quantidade de água diariamente. Algumas pessoas que sofrem com o mal também precisam evitar alguns tipos de alimentos e verificar a dieta. Geralmente, são pedidos para que se evite carnes.

Por isso, é recomendado manter um estilo de vida saudável, sem abusar de alimentos muitos gordurosos. A prática de atividade física também se faz necessária. É muito importante consultar um médico especializado para os exames regulares e necessários.

fonte: Cidade Verde, com informações do Estadão Conteúdo