• Sertãozinho: 16 3942 7113 / Ribeirão Preto: 16 3963 6500
  • Seg - Sex.: 07h às 19h
25/01/2021
Imagem: LightFieldStudios, de envatoelements Imagem: LightFieldStudios, de envatoelements

O período de férias remete a descanso e lazer sem preocupações, mas para que a temporada de verão seja bem aproveitada, a saúde também deve estar em dia. O período de recesso pode ser ideal para fazer um check-up. Dados do Ministério da Saúde revelam que um a cada três brasileiros não têm o hábito de ir ao médico com regularidade.

A informação é preocupante, haja vista que muitas enfermidades só atingem maior sucesso no tratamento quando são detectadas no estágio inicial. Doenças como câncer têm chance de cura de 90% em casos de diagnóstico precoce. Manter uma rotina de saúde preventiva pode garantir um futuro mais saudável.

Os exames de rotina têm um papel fundamental para monitorar como estão as funções vitais do corpo. No entanto, para complementar os cuidados do verão, é preciso ir além. O médico João Cremasco, comenta os hábitos saudáveis que devem ser adotados na estação mais quente do ano.

“É sempre bom reforçar o cuidado de manter-se hidratado, evitar comidas com excesso de gordura, usar protetor solar fator 30 ou mais, tomar sol sempre no início da manhã ou final da tarde e, principalmente, não sair sem máscara. Para aproveitar o verão da melhor forma, é importante também cuidar da saúde”, alerta o médico.

Principais exames a serem feitos no verão
O médico patologista recomenda alguns exames importantes. “O ideal é realizar exames como hemograma completo, glicose, lipidograma, EAS (urina) e EPF (fezes). Estes já são suficientes para se ter um diagnóstico de como anda a saúde. Fundamental também é a busca da orientação do médico regularmente, para que se possa saber a frequência ideal em que se deve repetir a bateria de exames, que varia de acordo com a idade e o estado de saúde”, comenta o profissional de saúde.

fonte: Folha Vitória