• Sertãozinho: 16 3942 7113 / Ribeirão Preto: 16 3963 6500
  • Seg - Sex.: 07h às 19h
04/10/2021
de envatoelements de envatoelements

A alimentação saudável é uma das principais formas de cuidar da saúde. Os benefícios de comer bem são inúmeros e, muitas vezes, os impactos desses hábitos no dia a dia são subestimados.

E você sabia que, ao se alimentar bem, é possível evitar diversas doenças? Sim, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a redução do consumo de alimentos ultraprocessados com alta concentração de sal, açúcar e gordura é capaz de diminuir o risco de ocorrência de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, etc.

Publicado pelo Ministério da Saúde e apoiado pelo Idec, o Guia Alimentar para a População Brasileira é baseado em pesquisas e evidências científicas para promover a alimentação saudável aos brasileiros e é reconhecido como um dos melhores do mundo.

Além disso, alguns países se inspiraram no Guia brasileiro para elaborarem as suas diretrizes alimentares saudáveis.

Como já dito acima, uma alimentação saudável é imprescindível para viver bem. Tudo é ligado à alimentação, seja em relação ao bem-estar físico, bom humor ou uma boa noite de sono.

Comer bem é a chave para que nosso corpo tenha um bom desempenho durante um dia, até porque é preciso ingerir diversas vitaminas e minerais para o nosso organismo funcionar de maneira perfeita.

Se engana quem pensa que uma alimentação saudável é uma alimentação restritiva e que te deixa com fome. Pelo contrário, é possível comer bem, comendo alimentos diversos, com preparações variadas e prazerosas, sem precisar sentir fome e muito menos restringir a sua alimentação.

Alimentação saudável é comer comida de verdade, feita de forma artesanal, com ingredientes equilibrados, alimentos variados, produzidos localmente, na companhia de quem você gosta e com prazer. Sua saúde, mental e física, vai agradecer! Essa prática traz diversos benefícios para o corpo, seja mental ou fisicamente, proporcionando mais disposição, energia, e, claro, evitando doenças como a diabetes, por exemplo.

Frisamos a diabetes, pois, de fato, é possível prevenir e diminuir as chances de ter a doença se alimentando bem, limitando o consumo de ultraprocessados, reduzindo o açúcar, consumo em excesso de calorias e incluindo alimentos com bastante fibra, para favorecer o controle das taxas de glicose no sangue e prolongando a saciedade.

Hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida mais ativo previnem a diabetes. Se você é uma pessoa que está acostumada a ter uma má alimentação, provavelmente, o seu corpo e sua saúde vão agradecer uma mudança. Pode acreditar!

Fonte:Uol.com.br